Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 28 de maio de 2016

A Nova Vida em Cristo

A nova vida em Cristo consiste em viver fervorosamente a vitória da cruz.
Por Eliseu Antonio Gomes

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" - Romanos 12.1-2.

No capítulo 12 da Carta aos Romanos, Paulo dedica-se a aplicabilidade da doutrina cristã, que apresentou nos capítulos anteriores. Ele afirma que a partir da aplicação dos ensinos de Cristo é possível renovar o nosso entendimento.

O Reino de Deus é para todos aqueles que creem, não somente para o judeu. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" - João 3.16.

Só existe uma coisa a fazer para receber o maior presente de Deus (Jesus Cristo), que é a maior razão para dar graças: crer. Aquele que crê no Evangelho de Cristo tem razões para dar graças  por toda eternidade.

Para fazer parte do Reino é necessário nascer de novo. "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" -  João 3.3.

Jesus foi direto ao que a religião não pode prover. Um novo nascimento. A salvação não é assunto de conhecimento e nem de amadurecimento. A intenção ao ato de pecar tem que morrer e o ensino de Cristo nascer no coração da alma do pecador, para que agrade a Deus.  

A regeneração pela água e pelo Espírito nos torna novas criaturas. "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito" -  João 3.5-6.

É necessário chegar a Deus em humildade, reconhecendo que Ele é o grande Mestre, ninguém sabe mais, a sua Palavra é indiscutível. Para Nicodemos, a sua religião não lhe oferecia a vida que ele podia experimentar em Cristo. Frequentemente, a religião tenta chegar a Deus mediante rituais e méritos pessoais; porém é impossível para o ser humano alcançar a Deus por estes meios.  Jesus quer abrir o entendimento do ser humano para que deixe  de pensar  somente em suas possibilidades e comece a considerar  o poder de Deus.

Deus é Espírito. Quem deseja entrar no reino deve passar por uma mudança espiritual. O Espírito Santo opera no ser humano o milagre do novo nascimento. Nesse processo, a pessoa morre para o pecado e nasce filho de Deus; torna uma nova criatura.

Se alguém está em Cristo é uma nova criatura e tudo se fez novo. "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" -  2 Coríntios 5.17.

A base da santificação do crente é a sua união com Cristo, pois é nesta unidade que o crente rompeu com o pecado e recebe condições para andar em novidade de vida conforme a eficácia da ressurreição do nosso Senhor (Romanos 6.4, 10-11).

A carnalidade sempre oferece desculpas e pretextos para que não façamos o que devemos. Essa conduta faz com que a culpa nos persiga e que não alcancemos a satisfação naquilo que fazemos. Somente nos aproximando de Deus podemos permanecer libertos da escravidão causada pela nossa natureza pecaminosa (Romanos 7.18-19, 24-25).

Diante do pecado, o cristão deve avançar sem olhar para trás, aceitar o novo começo, manifestar o verdadeiro arrependimento, que move o coração de Deus. Se não estamos satisfeitos com a vida que vivemos até o momento, não é tarde demais para começar uma nova vida. É possível ter uma vida melhor em Cristo, começando-a por cultivar e manter a comunhão com Deus (Filipenses 1.6).

Embora viver a piedade cristã não ser fácil, após receber a Cristo ainda continuar a existir o conflito pessoal, haja a dificuldade de renunciar alguns costumes do passado, Deus nos aconselha  a que nos desfaçamos do velho estilo de vida pecaminosa e comecemos de novo, junto com Ele atitudes de amor e santidade.

É necessário abandonar os vícios. Álcool e outras drogas. A Ciência afirma que, uma vez que alguém se torna dependente químico ou alcoólatra, será sempre assim. Mas, a Palavra de Deus anuncia que, ao decidir seguir Cristo, todas as coisas se fazem novas, pois Jesus liberta seus seguidores da escravidão (João 8.36).

Receber a Jesus como salvador é o início da vida cristã. "Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças" - Colossenses 2.6-7.

Após receber a Cristo como Salvador, o crente deve acatá-lo como Senhor, assim, evidenciar a sua fé mediante suas ações. Depois de experimentar a graça divina não é mais compatível  viver segundo modo de agir e pensar deste mundo pecaminoso. O crente convertido pertence ao Corpo de Cristo, e como membro desse Corpo é transformado por Deus em seu interior, recebe dons e talentos que, com humildade, deve compartilhar com o mundo ao seu redor.

Como novas criaturas fomos circuncidados em Jesus Cristo. "Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos" - Colossenses 2.11-12.

Como nova criatura, o crente precisa exercitar o amor, o serviço cristão e resistir a todo o mal, porque na condição de renascido em Cristo tem um ética fundamentada na obra da redenção. Somos chamados a cultuar o nosso Deus com a mentalidade esclarecida sobre a mensagem do Evangelho, sendo instrumentos disponíveis de Deus para abençoar a vida do próximo: amar cordialmente uns aos outros; sermos entusiasmados no cuidado com os outros; alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Somos chamados para em Cristo sermos santos (Romanos 12.9-11).

Conclusão

O Evangelho não é apenas poder para salvar o homem dos seus pecados, mas também, poder para viver diariamente uma vida vitoriosa e poderosa contra o pecado, contra o mundo e contra o Diabo. Quando justificado pela fé, o crente é também capacitado para tornar-se na prática, um vitorioso contra o pecado.

E.A.G.

Compilações:
Bíblia do Pescador, páginas 1117, 1118,1211, 1253, 1ª edição 2014, Rio de Janeiro (CPAD). 
Ensinador Cristão, ano 17, nº 66, página 40, abril a junho de 2016, Rio de Janeiro (CPAD). 
Lições Bíblicas - Professor - Maravilhosa Graça - O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos; José Gonçalves, 2º trimestre de 2016, páginas 64-66, Rio de Janeiro (CPAD). 

Nenhum comentário: