Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Todavia estou alegre

Alegre-se em meio aos problemas. "E não entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força" - Neemias 8.10.

Neste mundo existem muitas aflições, passamos por diversas provações. É importante estar alegre. A alegria do Senhor produz ânimo e o ânimo nos mantém firmes, animados vencemos as adversidades dessa vida.

A felicidade humana ocorre em consequência de acontecimentos. Quando algo de bom acontece as pessoas se sentem felizes. Mas o sentimento de alegria do cristão não pode ser baseado em momentos de realizações de sonhos, quando as conquistas surgem. É preciso estar alegre sempre .A alegria espiritual está acima dos problemas desse mundo. "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência" - Tiago 1.2.

As crianças adoeceram? O automóvel enguiçou? O chefe negou a promoção? O cônjuge está com mau-humor? Em todas as situações é preciso regozijar-se, mas é justamente essa sensação que mais facilmente se perde. O coração que é morada de Jesus Cristo encontra forças para se manter equilibrado, pois a alegria do Senhor lhe dá forças enfrentar os problemas, com a esperança de vencê-los.

 O cristão é chamado para "combater o bom combate da fé" (1 Timóteo 6.12).

Possuindo alegria é possível não pensar em desistir, querer lutar em favor do casamento, conquistar o cônjuge diariamente, ter a possibilidade de renovar-se a cada novo amanhecer.

Possuindo alegria, os problemas com filhos podem ser enfrentados de maneira a vencer as rebeliões e chegar a paz dentro do lar.

Possuindo alegria, existe disposição para lutar contra o cansaço e a doença, mesmo que pareça estar perdendo a briga.

Possuindo alegria, existe disposição para lutar contra os problemas financeiros, crer que será possível libertar-se das dívidas.

A alegria de ontem deve estar presente hoje. E a de hoje estar ativa amanhã. "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos." - Filipenses 4.4.

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado..."

Problemas! Mas, entretanto, porém e todavia... 

...todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação" - Habacuque 3.17.

Habacuque manteve sua atitude de gratidão ao longo da vida. Este é o tipo de atitude que todo cristão precisa demonstrar ao Senhor. Mesmo que nada de bom esteja acontecendo em sua vida, a árvore não dá frutos, a lavoura não produz colheitas, não há ovelhas e nem bois no campo, alegre-se.

Nos dias atuais, Habacuque poderia ter orado assim: "Ainda não há comida na geladeira, e não há dinheiro na conta, embora a doença se agrava, e as dores persistem, embora os meus filhos estão nas drogas, e minha esposa não gosta de mim, todavia eu me alegrarei no Senhor, eu estarei feliz em Deus meu Salvador."

A diferença entre a pessoa que é derrotado e a pessoa vitoriosa é a sua atitude no meio da adversidade. O cristão vitorioso que passa por adversidades sabe que Deus é a sua salvação, sabe que o fará andar acima de todos os problemas, como um vencedor. Veja o verso 19, Habacuque mantinha-se alegre porque sabia que não viveria em derrota, sabia que os problemas eram circunstanciais e que em breve tudo terminaria bem.

Reflexão a partir do artigo de Tom Brown Ministries, intitulado Joy of the Lord.

Nenhum comentário: